Notícias LOCAIS

Mudanças climáticas é tema da 9ª edição do Ciclo de Debates Urgentes do Programa de Estágio de MS

Mudanças climáticas, eventos extremos e drenagem das águas nas cidades serão os assuntos abordados na 9ª edição do Ciclo de Debates Urgentes, que será realizado nesta quarta-feira (26), às 14h, pelo Meet e canal do YouTube do Programa de Estágio do Governo de MS.
Os geológicos Dr. Vladimir Sorana e a Dra. Eva Faustino são os palestrantes convidados para debater sobre as transformações nos padrões de temperatura e clima que o mundo vem passando. Na oportunidade eles vão abordar as diversas questões acerca do tema, como aquecimento global e seus impactos no planeta e na vida das pessoas, efeitos das mudanças climáticas a longo prazo, urbanização e as vulnerabilidades climáticas, fenômenos e desastres naturais, desafios de drenagem das águas nas cidades em crescimento populacional, etc.
A proposta do debate também é apresentar perspectivas e soluções por meio de casos de estudos e exemplos regionais, como a situação do Rio Grande do Sul, de forma a promover a reflexão sobre a necessidade de pensar e agir sobre os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas e no mundo.  
Vladmir Sorana é doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com reconhecimento do título de doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal. Desde 2020, atua como professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lecionando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. Ele tem se destacado por suas contribuições nas áreas de estudo relacionadas ao impacto climático nas regiões urbanas e à integração de práticas sustentáveis na educação geográfica.
Eva Barbosa é pós-doutora em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é especialista em Geografia e Planejamento Ambiental pela PUC/MG. Foi coordenadora do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É pesquisadora membro do Centro de Pesquisa CEFRONT (Centro de Estudos de Fronteira e Territórios – Campo Grande/MS).
O Ciclo de Debates Urgentes é uma atividade do Programa de Estágio do Governo de MS realizado bimestralmente e de modo virtual. A ideia é apresentar temas importantes para a formação cidadã e profissional de acadêmicos, gestores e comunidade externa. A programação se estrutura em assuntos que abordem questões ambientais, de gênero, saúde mental, inovação, criatividade e dentre outros, apresentados por especialistas de Mato Grosso do Sul e de outras regiões brasileiras.
Programa de Estágio do Governo de MS
O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
Renata Brum, Comunicação Segem