NOTICIAS

Inscrições on-line para o curso de férias do Jardim Botânico de Sorocaba têm início nesta quarta-feira (26) – Agência de Notícias

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” preparou uma programação especial do “Férias no Jardim”, de 4 a 6 de julho, das 8h às 12h, voltada a crianças de 10 a 12 anos. Os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição gratuita, a partir das 9h desta quarta-feira (26), pelo link: https://tinyurl.com/cursoferiasnojardim.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a programação tem como intuito aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre.

Com o tema “Irmãos Villas-Bôas e os povos indígenas, os guardiões da natureza”, o “Férias no Jardim” vai proporcionar esse contato com a natureza, por meio de oficinas educativas e brincadeiras, e ensinar conceitos importantes para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a importância da conservação da biodiversidade.

Durante a programação, as crianças vão aprender sobre a história dos irmãos Villas-Bôas, importantes sertanistas e indigenistas brasileiros, heróis na defesa dos povos indígenas e responsáveis pela criação da primeira reserva indígena do Brasil, o Território Indígena do Xingu, maior reserva brasileira que abriga hoje 16 povos indígenas.

Os participantes também terão a oportunidade de aprender um pouco sobre alguns elementos da cultura indígena e sobre a importância desses povos para a conservação da biodiversidade, refletindo sobre as nossas diferenças culturais e sobre como nosso modo de vida impacta a natureza.

A cada dia, serão realizadas diferentes atividades. No dia 4 de julho (quinta-feira), a Sema apresentará os irmãos Villas-Bôas e vai oferecer oficina com argila, minitear e brincadeira com arco e flecha. No dia 5 de julho (sexta-feira), terá oficina de tintas naturais, artesanato com miçangas de papel e sementes e uma trilha em um fragmento de vegetação natural. Já no dia 6 de julho (sábado), as crianças participarão de um bate-papo sobre biodiversidade, farão a observação de insetos e uma oficina de identificação de plantas.

Serão oferecidas 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br. O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.