A servidora da SES (Secretaria de Estado de Saúde), a enfermeira Hilda Guimarães de Freitas, recebeu, no dia 17, em Recife, o Prêmio Anna Nery, o maior reconhecimento da enfermagem no Brasil. A premiação foi entregue durante o 26º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem).
Criada em 2012, a honraria é oferecida pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) e Conselhos Regionais a profissionais cuja trajetória de comprometimento e dedicação contribui para o desenvolvimento da enfermagem brasileira.
Enfermeira sanitarista há mais de 40 anos e especialista em epidemiologia, a história profissional de Hilda se entrelaça com a do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo ela participado de vários momentos importantes da saúde pública nacional, como a erradicação da poliomielite.
Apaixonada pelo SUS, Hilda afirma que ainda quer contribuir muito para a saúde pública de MS. Foto: Divulgação
“Sou uma das enfermeiras que participou desse processo e me orgulho muito. Infelizmente, hoje vivemos um retrocesso no que diz respeito à confiança das pessoas em relação à vacinação. Quem trabalhou com as crianças que tiveram sequelas por conta da doença sabe do que estou falando. Ver esse momento é triste, mas ressalta a importância do trabalho a ser realizado contra a desinformação e fake news”, diz Hilda.
Conhecida por ser uma eterna apaixonada pelo SUS, Hilda recorda a criação do primeiro curso de enfermagem do Estado. “Eu estava lá quando foi aberta a primeira turma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Receber esse reconhecimento, para mim, é mais uma oportunidade de divulgar o trabalho realizado pela SES durante todos esses anos. Eu trabalhei desde a ponta. Já poderia estar aposentada, mas acredito no trabalho que realizo; acredito que ainda posso fazer a diferença”, ressalta.
Aprendendo a cada erro e desafio, Hilda se reconhece como uma verdadeira Poliana, a personagem otimista de Eleanor H. Porter. De espírito positivo, ela sempre buscou mais: trabalhou em comunidades indígenas, lutou pela introdução dos testes rápidos no SUS, foi professora, servidora pública e dedicou-se à gestão e organização dos serviços de saúde.
Honraria é considerada o maior reconhecimento do ramo da enfermagem. Foto: Divulgação
“Eu não paro porque amo o que faço. O que quero passar para as colegas mais jovens é que vale a pena, e muito, fazer a diferença na vida das pessoas e na comunidade”.Nesta edição, 33 profissionais foram homenageados por fazer a diferença na enfermagem. Veja os nomes de todos os indicados por estado da Federação:
Indicados pelos Conselhos Regionais
AC – Técnica de Enfermagem Antônia Suely Silva de AlmeidaAL – Enfermeira Maria Graciene Alves SilvaAP – Enfermeira Ana Claudia Pimentel CostaAM – Enfermeira Jucinara Oliveira da Silva RodriguesBA – Enfermeira Maria Luísa de Castro AlmeidaCE – Enfermeiro Cícero Rafael Lopes da SilvaDF – Enfermeiro Adriano Limirio da SilvaES – Enfermeira Simone KarlaGO – Enfermeira Midiã Quirino LopesMA – Técnica de Enfermagem Ana Lúcia da CostaMG – Enfermeira Efigênia Aparecida Maciel de FreitasPA – Enfermeira Danielle Cruz RochaMS – Enfermeira Hilda Guimarães de FreitasMT – Enfermeira Daniely Beatrice Ribeiro do LagoPB – Enfermeira Sandra Cabral de Azevêdo MarinhoPR – Técnica de Enfermagem Patrícia Aparecida DiasPE – Enfermeira Ivana de Andrade CarlosPI – Enfermeira Nancy Nay Leite de Araujo Loiola BatistaRJ – Enfermeiro Rogerio Marques de SouzaRN – Enfermeira Érica Louíse de Souza Fernandes BezerraRS – Enfermeira Helena Moraes CortesRO – Enfermeira Iris Land Leonel LimaRR – Enfermeiro Ananias Noronha FilhoSP – Enfermeira Fernanda Maria Togeiro FugulinSC – Enfermeira Euseli de Assis BatistaSE – Enfermeira Aline de Carvalho BastosTO – Enfermeira Leandra Cristhyne de Souza Barros
Indicados pelo Plenário do Cofen
RJ – Técnico de Enfermagem Davi de Freitas SilvaPE – Enfermeira Elisangela Czekalski de AraujoSP – Enfermeira Elizabeth Akemi NishioSE – Enfermeiro Hilton de Lima RibeiroRS – Técnica de Enfermagem Nilza Lourenço da SilvaPI – Enfermeira Tatiana Maria Melo Guimarães
Marcus Moura, Comunicação SESFotos: Divulgação