Notícias LOCAIS

Professores da REME terão formação continuada para aprimorar conhecimentos nas áreas do esporte, cultura e arte – CGNotícias

O lançamento da 15ª Formação Continuada de Docentes DEAC – Esportes 2024 contou com a presença de professores da Rede Municipal de Ensino (REME) que lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de Campo Grande, nessa terça-feira (2).
Conforme o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a dimensão dos trabalhos oferecidos pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura é imensurável. “Muito mais que um projeto, em parceria com os professores das escolas aqui é trabalhado o acolhimento, a dignidade, a responsabilidade, o desenvolvimento de cada criança atendida. Foi feito um investimento de sete milhões de reais na compra de materiais para o esporte porque é uma das prioridades na Educação”, afirmou.
O professor Maicon Carvalho, da EM Padre José Tomaz Ghirardelli, dedica-se ao paradesporto e conta que esta iniciativa faz a diferença. “O aprimoramento é importante e esta formação faz com que conheçamos outros esportes que nem sempre aplicamos na nossa rotina”, revelou.

O colega de profissão, Henderson Santana Coelho, da EM José Rodrigues Benfica, comentou a respeito da relevância da Formação. “Este momento é de suma importância para nós. É rico em convivência, aprendizado, troca de experiência e ainda oferece conhecimentos detalhados de diversas modalidades”, apontou o educador físico que trabalha o futsal com seus alunos.

O professor e integrante da equipe do DEAC, Gerson Falcão A. Costa, detalhou mais sobre a Formação Continuada. “Serão cinco encontros com uma carga horária total de 20h. Eles serão realizados aos finais de semana ou no período noturno. Este ano também será oferecido a modalidade inédita de capoeira e todo o trabalho realizado com os professores têm reflexo direto na atuação deles com os alunos”, disse.
O projeto Esporte Escolar é oferecido aos alunos no contraturno das aulas ou como atividade extracurricular. É uma chance dos estudantes continuarem se desenvolvendo na escola e aprendendo algo mais. Sensibiliza a comunidade escolar e, ainda, podem ser descobertos talentos tanto no esporte, na arte e na cultura.
As modalidades discutidas na 15ª Formação Continuada serão: atletismo, badminton, basquetebol, esportes adaptados e de areia, futsal, ginásticas rítmica e artística, handebol, lutas, natação, tênis de mesa, voleibol indoor e xadrez.
Durante o período de julho a setembro serão disponibilizadas palestras com especialistas com a finalidade de proporcionar aos participantes experiências inovadoras e os resultados de ações pedagógicas bem sucedidas nas escolas. Esta é uma oportunidade para discutir como as novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão transformando o papel de professores e alunos durante as aulas do projeto Esporte Escolar, da Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião, também foi realizada a apresentação das ações DEAC do ano passado, o credenciamento dos cursistas, o cronograma de todas as etapas da 15ª Formação Continuada e a explicação de como utilizar a plataforma moodle.