NOTICIAS

Vigias 24 horas e patrulhamento preventivo reduzem casos de furtos em escolas da rede municipal – Agência de Notícias



21 de junho de 2024

17:34

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: GCM/Sedu

 

Média mensal de ocorrências tem caído ano a ano em Sorocaba, sendo que neste mês de junho houve apenas uma constatação

 

O número de ocorrências de furtos e danos em escolas da rede municipal em Sorocaba tem se reduzido drasticamente, nos últimos anos, ao passo que, neste mês de junho, apenas um caso foi registrado. Isso, sobretudo, em razão de um conjunto de medidas de segurança adotado desde 2021 pela Prefeitura de Sorocaba, com destaque para a presença de vigias 24 horas nas unidades de ensino, aliado à realização de patrulhamento preventivo.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), neste ano, de janeiro a junho, foram registradas 24 ocorrências de furto, tentativa de furto, dano ou pichações em escolas municipais. O número é praticamente a metade daquele identificado no mesmo período de 2022 (57 casos). Em 2020, também nos seis primeiros meses, foram 120.

Basicamente, a média em 2024 é de quatro ocorrências por mês, contra 6,3 em 2023 (76 casos no ano), 14,3 em 2022 (177 casos), 29,9 em 2021 (359 casos) e 25,6 em 2020 (308). Os dados refletem diretamente o impacto da presença de vigias nas escolas municipais, que começou a ser implantada em julho de 2021 e foi intensificada em setembro de 2022, sendo que, em março de 2023, todas as unidades passaram a contar com segurança 24 horas.

Aliás, a inciativa da contratação de vigias para próprios públicos foi pioneira em Sorocaba, serviço que atualmente é realizado a partir de contratação de empresas especializadas. São mais de 630 profissionais dessa área, ocupando seus postos de trabalho e abrangendo todas as unidades da pasta.

A medida é complementada pelo patrulhamento preventivo nos arredores das escolas, em parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM), com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu), seguindo um planejamento que vem sendo feito pela atual Administração Municipal, visando ampliar, cada vez mais, as estratégias de segurança nas escolas.

Também houve a ampliação da atuação do programa “Patrulha Legal GCM Sorocaba” nas escolas municipais e, com isso, também se reforçou o patrulhamento já realizado pelas equipes de ronda nas unidades. A Patrulha Escolar atua por meio de visitas às escolas municipais, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da GCM, em ações de segurança e de cunho educativo e preventivo contra as drogas e visando ampliar a segurança.

Por sua vez, a Sedu destaca a realização de reuniões intersetoriais, inclusive com a participação do Conselho Tutelar, e o reforço, ainda maior, nas rondas escolares. Inclusive, são realizadas palestras, em parceria com a Sesu e as Secretarias da Saúde (SES) e Cidadania (Secid), abrangendo ações de cuidado e reforço do vínculo familiar, nas ações em parceria com os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), por exemplo. Além disso, algumas iniciativas das escolas, como o cultivo de hortas comunitárias, em algumas unidades, também acabam aproximando as famílias das escolas. Sem falar de programas realizados no contraturno escolar, como é o caso do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, de ensino de diversas modalidades esportivas oferecidas em horário estendido e que contribuem para aprofundar o vínculo e sensação de pertencimento do aluno e da família com a escola. Essa proximidade, estimulada pelo projeto, também contribui para que os moradores do entorno se sintam motivados a cuidar mais da escola.

No que diz respeito à segurança patrimonial, outro fator positivo é que a Prefeitura vem realizando com frequência a divulgação e incentivando o uso do telefone gratuito 181, o chamado Disque-Denúncia, para que a população contribua com informações sobre situações de alerta ou suspeitas, envolvendo possíveis ameaças em escolas públicas ou particulares. Outra forma de contato é pelo site: www.ssp.sp.gov.br/serviços/denuncias.

A GCM sempre preza pelo bom atendimento e pela proximidade com a população sorocabana, ao passo em que a Sesu e as autoridades policiais contam, sempre, com o apoio da população, para que as acione e envie informações, sempre que necessário, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM).