NOTICIAS

Programa Bem me Quero atende a população em 7 UBS’s no sábado

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

Dois importantes serviços voltados à saúde da mulher – exames ginecológicos preventivos e encaminhamentos para mamografia – serão realizados pela Prefeitura de São José neste sábado (8), das 9h às 14h, em 7 UBS Resolve (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A ação faz parte do programa Bem me Quero e não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer numa das unidades durante o horário de funcionamento do programa, nos seguintes locais: Eugênio de Melo e Jardim Paraíso do Sol (região leste), Jardim Colonial e Bosque dos Eucaliptos (região sul), Altos de Santana e São Francisco Xavier (região norte) e Centro 1 (região central).

O programa Bem me Quero também disponibiliza atendimento para toda a família, com aplicação de testes rápidos para identificação precoce de doenças como HIV, Sífilis, Hepatite B e C; além de realizar a pesagem para o programa Bolsa Família.

Multivacinação

Essa é uma oportunidade também de incentivar a vacinação no dia “D” contra a Poliomielite. Serão disponibilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP).

As crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP. Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina.

Já as crianças menores de 1 ano de idade devem manterem a carteirinha atualizada conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).

Além da imunização contra a paralisia infantil, as UBSs farão a atualização da carteira de vacinação para toda a população, com aplicação de doses que eventualmente estejam em atraso, inclusive a vacina contra a gripe (influenza) para as pessoas acima de 6 meses de idade e da dengue para o público de 10 a 14 anos.

Mais saúde

Implantado há mais de um ano, o Bem Me Quero é realizado sempre aos sábados, uma vez por mês, com o objetivo de facilitar o acesso às unidades para as mulheres que não conseguem ir durante a semana devido ao trabalho ou às ocupações diárias.

As coletas de exames preventivos, a aplicação de vacinas e os testes rápidos também são realizados de segunda a sexta-feira nas 40 UBSs Resolve e nas 5 Unidades Avançadas. Confira os endereços e horários de funcionamento no site da Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *