Notícias LOCAIS

Bonito esteve presente no I Fórum estadual de mudanças climáticas – Prefeitura Municipal de Bonito

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (Sema) esteve presente no I Fórum estadual de mudanças climáticas, com o tema “Por um MS Verde, o tempo é agora”, realizado no início do mês pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com foco na preservação ambiental e sustentabilidade, aliado ao desenvolvimento econômico como estratégia para que o Mato Grosso do Sul alcance a meta de ser um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030.

O evento contou com apresentações e participações de profissionais especialistas no assunto, como o pesquisador Daniel Vargas, da FGV, que abordou a urgência da transição climática e a transformação do verde em valor. Já o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, pautaram sobre a importância da ativação do Fórum para que Mato Grosso do Sul atinja a meta de se tornar um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030.

O evento também tratou de assuntos importantes em dois painéis temáticos. “Agenda climática: missões e mitigação”, e “Conectando os três pilares da sustentabilidade na prática”, com participação dos especialistas Renato Roscoe, Jeconias Júnior e Mônica de Los Rios.

O secretário de Meio Ambiente, Thyago Sabino considera de extrema importância a participação do município no Fórum, principalmente por ser o primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro, com certificação concedida pela Nações Unidas para o Clima.

“Sabemos da nossa importância, relevância e compromisso enquanto uma das cidades modelos de sustentabilidade no Estado e no País. Bonito trabalha para ser referência de sustentabilidade em todos segmentos. Desejamos ser vistos como referência e que o trabalho desenvolvido aqui possa inspirar outras cidades no estado e também no país”, afirma.

O Fórum contou ainda com oficinas práticas voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores, como pecuária, manejo do fogo, estratégias de carbono neutro, conservação de recursos hídricos e modelos inovadores de agropecuária sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *