NOTICIAS

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza serviços à população no Circuito Comunidade

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das suas secretarias e órgãos públicos municipais, participou do projeto Circuito Comunidade, realizado pela TV Cabo Branco, na tarde deste sábado (6), na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, disponibilizando serviços e atendimentos à população.

O projeto Circuito Comunidade é uma iniciativa da TV Cabo Branco com apoio da Prefeitura de João Pessoa, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Polícia Militar Ambiental, Uniesp e a ONG Amigos do Peito com objetivo de se aproximar das comunidades com a oferta de serviços, lazer e orientações para crianças, jovens e famílias.

O Baticumlata, grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), fez a abertura do evento. Os integrantes utilizam materiais reciclados como instrumentos musicais, a exemplo de tonéis de ferro, restos de máquina de lavar e cilindro de gás de refrigerante. O repertório apresentado teve o viés regional, incluindo coco, ciranda e maracatu, além da temática da coleta seletiva.

Saúde – No Circuito Comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou vários serviços, a exemplo da imunização, com as doses das vacinas contra influenza (para as faixas etárias permitidas), tétano, bivalente contra a Covid-19, hepatites virais e sarampo.

A funcionária pública aposentada, Ana Maria Pereira, moradora de Mangabeira, destacou a disponibilidade dos serviços oferecidos. “Eu sempre participo e gosto desses serviços. Hoje mesmo tomei a vacina da influenza, vou ali pegar uma muda de planta e também vou renovar meu cartão SUS”, pontuou.

Na área das práticas integrativas, foram ofertadas massoterapia, ventosaterapia, chá medicinal, auriculoterapia e reiki. A van odontológica da SMS realizou seus atendimentos com os mesmos serviços que são disponibilizados na Atenção Básica, como extrações e restaurações dentárias, limpezas, aplicação de flúor, entre outros.

Sedest – A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) esteve presente no projeto Circuito Comunidade da TV Cabo Branco com dois programas: o Eu Posso Trabalhar com o cadastro das pessoas para as vagas de emprego do Sine-JP e o programa Eu Posso Aprender, cadastrando as pessoas que se interessem em fazer cursos de qualificação profissional visando a inserção no mercado de trabalho.

Meio Ambiente – A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) distribuiu 100 mudas de aroeira com a população presente ao Circuito Comunidade. “Nesse mutirão voltado para a comunidade trouxemos 100 mudas de aroeira para serem distribuídas, afinal queremos buscar o título de João Pessoa sustentável e uma cidade mais verde. E ainda plantamos algumas mudas no padrão de dois metros, visando uma melhor arborização da Praça do Coqueiral”, destacou Alex Rodrigues, coordenador de eventos da Semam.

O Castramóvel, equipamento da Prefeitura de João Pessoa, coordenado pela Semam, esteve presente ao Circuito Comunidade com agendamento de castração e acompanhamento e análise clínica de cães e gatos. A usuária Rita de Cássia, residente em Mangabeira, levou seu cão para uma avaliação da pele do animal. “Agendei e fiz uma consulta aqui mesmo no Castramóvel, pois meu cachorro está com algumas manchas e é bom um veterinário acompanhar para ver o que é pois, dependendo do resultado, vamos fazer os encaminhamentos necessários”, afirmou a tutora.

Emlur – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participou do Circuito Comunidade com a Divisão de Educação Ambiental. Conforme a coordenadora Kênia Chaves, a equipe fez uma abordagem de orientação à população, prestando esclarecimentos sobre o descarte seletivo de resíduos. A Emlur também disponibilizou um ponto de descarte de materiais eletrônicos.

Zeladoria – No âmbito da zeladoria, os agentes de limpeza urbana garantiram a varrição e coleta antes, durante e após o evento. Há alguns dias, as turmas de zeladoria realizaram a capinação do entorno da Praça do Coqueiral e fizeram a pintura do meio-fio. Os agentes de limpeza urbana também pintaram os monumentos danificados por pichações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *