Notícias LOCAIS

Observatório do Turismo de MS inspira estagiários a seguirem carreiras profissionais – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Falta um ano e três meses para Arlenson dos Santos Estigarribia Júnior terminar o curso de Turismo, ele já está animado para seguir carreira na área. O acadêmico de 19 anos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ingressou no Programa de Estágio do Governo de MS em agosto de 2023.
Arlenson é estagiário no Observatório do Turismo, unidade da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul que monitora o desempenho das atividades turísticas no Estado, por meio de estudos, pesquisas e divulgação de indicadores.
O objetivo da unidade é transformar os dados coletados em informações consolidadas para subsidiar a tomada de decisões dos agentes públicos e privados. E o Arlenson tem participação nesse processo.
Suas atribuições são ajudar na coleta de dados para alimentar a plataforma de informações, fazer as tabulações dos formulários, clipagem de notícias, atualizar a taxa de ocupação dos hotéis do Estado, entre outras atividades que envolve a equipe do Observatório.
Quando Arlenson iniciou o curso de Turismo pensava em trabalhar na área só depois de se formar. Mas surgiu a oportunidade de fazer o estágio pelo Programa do Governo e seu pensamento mudou.
“O estágio aqui no Observatório do Turismo foi meu primeiro contato com o meio de trabalho. Até então eu nunca tinha trabalhado e começar já na Fundação de Turismo que é um dos órgãos mais importantes do Estado, no âmbito do turismo, pra mim como estudante tem sido uma experiência única. Penso que será importante para meu currículo e futuramente vai contribuir para uma colocação no mercado de trabalho”, contou.
Estagiário Arlenson dos Santos Estigarribia Júnior e sua supervisora, a gerente do Observatório do Turismo de MS Danielle Cardoso de Moura
A supervisora do Arlenson é a gerente do Observatório de Turismo de MS, Danielle Cardoso de Moura. Para ela a contribuição dele tem sido essencial para o desenvolvimento da plataforma de inteligência turística que o Observatório gerência, a ALUMIA.
“Aqui nosso trabalho é bem dinâmico, temos uma equipe multidisciplinar e o estagiário é integrado e participa de todas atividades que envolve o setor. O Arlenson tem uma participação importante no processo de gerenciamento da ALUMIA. Ele nos ajuda a organizar as informações para análise e tratamento dos dados que abastece a plataforma”, explicou.
A ALUMIA foi lançada em julho de 2023, é uma potente ferramenta de dados criada para facilitar o trabalho na elaboração de estratégias e nas tomadas de decisões do poder público, de toda a cadeia produtiva do turismo, do setor acadêmico e também para quem quer investir em Mato Grosso do Sul.
Gerente do Observatório do Turismo, Danielle Cardoso de Moura mostrando a plataforma ALUMIA
 
 
Inspirado na experiência que está tendo no estágio, Arlenson já definiu que seu trabalho de conclusão de curso (TCC) será sobre a plataforma ALUMIA. Ele vai contar com a contribuição de toda equipe que o apoiou a falar sobre o tema e se disponibilizou em compartilhar dicas, conhecimentos e orientações.
“A ideia é unir o conhecimento e experiência adquirida porque venho acompanhando o processo de desenvolvimento da plataforma desde o lançamento. Acho importante falar sobre a ALUMIA por fazer parte da história do Observatório”, referenciou Arlenson.
A gerente Danielle destacou ainda que o Programa de Estágio do Governo de MS contribui tanto para os órgãos públicos, quanto para os estagiários, porque o tempo de estágio que é de 12 meses podendo ser estendido para mais 12, permite que seja criado um vínculo entre o estagiário e o trabalho exercido.
“Esse tempo de estágio permite com que de fato eles se envolvam com as atividades do segmento no qual atuam e permite que os órgãos tenham mais tempo de ensinar as técnicas da profissão. É uma via de mão dupla, os dois são beneficiados. Isso nos leva a realizar a grande e real entrega do Programa de Estágio que é dar a oportunidade para que eles sejam absorvidos pelo mercado de trabalho, tanto pelo próprio Estado, quanto pelo setor privado”, destacou.
Programa de Estágio do Governo de MS
O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS e UEMS e Fapec. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
Renata Brum, Comunicação da Segem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *