NOTICIAS

Secretaria de Saúde faz ações de prevenção a arboviroses em cinco bairros – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Combate ao mosquito da dengue – Edu Kapps / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) fará ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial, na quarta-feira (7/2), em cinco bairros das zonas Norte, Oeste, Sul e central. As ações serão conduzidas pelos agentes de vigilância ambiental em saúde e serão realizadas das 8h às 12h.

As atividades vão ocorrer em Santíssimo, Santo Cristo, Ramos, Copacabana e Jardim Carioca. As ações de prevenção e controle vetorial são estratégicas e, por essa razão, são realizadas ao longo do ano e intensificadas no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

Em janeiro, foram visitados 381.652 imóveis para prevenção e controle do mosquito e 98.688 recipientes que poderiam servir de criadouros do mosquito foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A Secretaria também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

Confira os pontos de encontro para as ações:

7/2 – Santíssimo
Ponto de concentração/ Unidade de referência: Centro Municipal de Saúde Manoel de Abreu – Praça São Vitor; Rua Major Brigadeiro Lysias Rodrigues/ Rua Rodolfo de Melo.

7/2 – Santo Cristo
Ponto de concentração/ Unidade de referência: Centro Municipal de Saúde José Messias do Carmo.

7/2 – Ramos
Ponto de concentração/ Unidade de referência: Clínica da Família Valter Felisbino de Souza.

7/2 – Copacabana
Ponto de concentração/ Unidade de referência: Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto – Comunidade Tabajaras/ Quadra Vila Rica.

7/2 – Jardim Carioca
Ponto de concentração/ Unidade de referência: Centro Municipal de Saúde Newton Alves Cardozo – Av. Maestro Paulo e Silva, 505.

Categoria:

  • 5 de fevereiro de 2024
  • Marcações: aedes aegypti arboviroses chikungunya dengue prevenção zika

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *