NOTICIAS

Teatros Ipanema e Ziembinski entram em reformas e devem ser reabertos em 2024 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Teatro Ipanema passará a se chamar Teatro Rubens Corrêa – Samuel Barcelos/SMC

Uma relação de amor à arte. Assim pode ser definida a amizade que uniu, desde os anos 50, os amantes de teatro Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque. Sócios por quase 30 anos do Teatro Ipanema, construído no terreno onde ficava a casa da mãe de Rubens Corrêa, os dois serão homenageados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que batizará o espaço com os seguintes nomes: Teatro Rubens Corrêa e Sala de Espetáculos Ivan de Albuquerque.

Nesta terça-feira (12/12), o secretário de Cultura, Marcelo Calero, visitou e apresentou as obras de reforma, modernização e requalificação do Teatro Ipanema, cuja previsão de reabertura com o novo nome é no próximo ano. A reforma faz parte do pacote do programa Cultura do Amanhã, anunciado em maio, com recursos na ordem de aproximadamente R$ 75 milhões, para reformar, modernizar e requalificar mais de 20 equipamentos culturais do município.

– A requalificação do Teatro Ipanema, agora Teatro Rubens Corrêa, é mais que uma reforma. É uma homenagem à história e à memória teatral e cultural do Rio. Este empreendimento, parte do programa Cultura do Amanhã, reforça o compromisso da Prefeitura do Rio, via Secretaria de Cultura, com a arte acessível, democrática e com a preservação da nossa extensa rede de equipamentos culturais – afirmou Marcelo Calero.

Entre as melhorias estão previstas a repaginada da fachada, no acesso principal e acessibilidade para público, artistas e equipe técnica, além de novas poltronas, incluindo PCDs, obesos e pessoas com mobilidade reduzida, e revisão no sistema de climatização.

Teatro Ziembinski também entra em obras

Fundado pelo ator e diretor Walmor Chagas, o Teatro Ziembinski, na Tijuca, também entrou em obras e deverá reabrir em meados de 2024. As reformas preveem não só a recuperação, mas toda a revitalização do entorno, requalificando sua praça. A ideia é, inclusive, ter um palco externo.

A fachada principal também será totalmente repaginada, com a instalação de um exoesqueleto e rampa de leve inclinação, além de o espaço ganhar novo piso e nova pintura em toda a extensão do foyer até a plateia e nova cabine de luz e som centralizada com o palco.

Acessibilidade, modernização de instalações elétricas e de controle de fogo/incêndio são prioridades. As obras somam quase R$ 5 milhões.

Categoria:

  • 12 de dezembro de 2023
  • Marcações: Cultura programa Cultura do Amanhã reformas Teatro Ipanema Teatro Ziembinski

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *