NOTICIAS

Novos equipamentos da Comlurb ajudam na limpeza e na coleta domiciliar da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os caminhões da coleta seletiva são equipados com alarmes de ré e faróis de serviço – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Comlurb tem investido continuamente para reforçar o trabalho de limpeza urbana da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, somente este ano, a companhia adquiriu 135 novos equipamentos. Nos três anos da atual gestão, mais de mil novos veículos e equipamentos foram incorporados à frota da Comlurb. Em 2022 e 2023, foram investidos cerca de R$ 300 milhões nas rotinas dos serviços diários.

Novos tratores exclusivos para coleta domiciliar em comunidades

A Comlurb já colocou em operação 42 tratores exclusivos para coleta domiciliar em comunidades, em todas as regiões da cidade. Os novos equipamentos tornam a coleta mais ágil e eficiente, sendo feita porta a porta, e em dois turnos, o que muitas vezes não era possível com outros tipos de veículos, devido à topografia de grande parte das comunidades, com relevo íngreme e becos e vielas estreitos.

Os novos veículos começaram a ser usados pela companhia em outubro do ano passado, na Rocinha, e contam com capacidade de receber até 900 quilos exclusivamente de resíduos domiciliares. Eles contam com freio nas quatro rodas, chassis articulado para facilitar as manobras em ruas estreitas e dimensões reduzidas, com 2,20m de altura e 1,70m de largura.

Algumas adequações para melhorar o serviço foram solicitadas à fornecedora, a pedido da Comlurb, após um período de testes com um protótipo, como aumento da capacidade volumétrica da caçamba; aumento do ângulo de basculamento para facilitar a descarga dos resíduos; sistema antivandalismo no bocal de combustível e no compartimento de bateria; reposicionamento de vassouras e pás e colocação de compartimento para guarda da lona que cobre a caçamba.

Giro Zero, equipamento da Comlurb que corta mato com extrema agilidade

A Comlurb conta com 17 novos equipamentos chamados Giro Zero, usados na manutenção da capa vegetal e corte de áreas gramadas de parques e praças da cidade, com extrema agilidade.

Comlurb conta com oito minimáquinas para limpeza de praia

A Comlurb lançou, em maio deste ano, a nova minimáquina para limpeza de praia. As oito unidades fazem parte do lote de novos equipamentos adquiridos pela atual gestão para mecanizar e aumentar a produtividade dos serviços. Compactas, motorizadas e operadas por garis, elas têm como objetivo retirar detritos da areia que ficam retidos no reservatório do equipamento e devolvê-los livres de impurezas após passar pelo processo de peneiramento.

O equipamento está sendo utilizado pela primeira vez no Brasil e, por possuir dimensões reduzidas, conta com a funcionalidade de operar em locais onde o trator com implemento traseiro de peneiramento de areia não consegue entrar, como, por exemplo, próximo a redes e balizas de esportes praticados na praia, junto a barracas de ambulantes, nos cantos de escadas e em pontos de grande fluxo de pessoas na areia, impedindo que equipamentos maiores ponham em risco a segurança de banhistas e frequentadores.

Novos tratores de praia ajudam na retirada de cacos de vidro das areias

Os novos tratores da Comlurb usados na limpeza de praias, com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, vêm reduzindo o risco de acidentes dos banhistas com cacos de vidro. Os equipamentos, além de contribuírem para diminuir ainda mais as impurezas, retiram resíduos de menor tamanho, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. Apesar da venda de produtos em embalagens de vidro ser proibida, a realidade é que muitas pessoas levam garrafas e deixam nas areias, algumas vezes quebradas, um risco para banhistas, praticantes de esporte e até os próprios garis que trabalham na limpeza. No total, são 20 tratores de praia com implemento traseiro.

Os equipamentos retiram resíduos de menor tamanho, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade – Divulgação

 

Comlurb conta com sete tratores capinadeiras em todas as regiões da cidade

Os sete novos tratores capinadeiras agilizaram a capina junto ao meio-fio, em logradouros de todas as regiões da cidade, com alta produtividade.

Serviço de revitalização de praças ficou mais eficiente com novos veículos

A Comlurb conta, atualmente, com 25 novas vans e oito caminhões baú, equipadas com ferramentas e usados no programa de revitalização das praças da cidade. O novo maquinário facilitou o trabalho das equipes, com a transformação dos espaços de lazer, e triplicou a capacidade de atuação mensal nas praças, com otimização do tempo e aumento da eficiência, entregando uma cidade ainda mais limpa e bem cuidada aos cariocas.

O objetivo é que as equipes cheguem às praças com todo o equipamento necessário para realizar a manutenção de forma rápida e eficiente. A Comlurb é responsável pela pintura e pelos reparos nos brinquedos, nas peças de mobiliário urbano, como bancos e mesas de concreto, além dos alambrados.

As vans receberam programação visual diferenciada, feita por João Burle, artista da própria companhia, e contam com a mesma estrutura interna. Entre acessórios e ferramentas, os veículos possuem escadas com suporte de fixação no teto e moto soldador com gerador de energia bivolt.

Nove embarcações reforçam a limpeza em ilhas da Barra, na Lagoa e na área costeira do Museu do Amanhã

Nove embarcações recém-adquiridas pela Comlurb entraram em operação no complexo de sete ilhas da Barra da Tijuca, na Lagoa Rodrigo de Freitas e nas áreas costeiras do Museu do Amanhã. Os equipamentos são usados no transporte de resíduos sólidos e flutuantes removidos das águas e, ainda, em coleta domiciliar. Com o novo material, os serviços passam a ter mais agilidade e eficiência.

As ilhas da Barra ganharam quatro embarcações para a coleta domiciliar. São três catamarãs de pequeno porte, com sistema eletromecânico de elevação do cesto dianteiro, além de um equipamento tipo chata, usado em locais de difícil acesso.

Embarcação circula numa das ilhas da Barra – William Werneck/Comlurb

 

A limpeza na Lagoa é feita com dois catamarãs de pequeno porte, equipados com sistema eletromecânico para elevação do cesto dianteiro; uma embarcação tipo ceifador para o corte de vegetação aquática (como as gigogas) abaixo da lâmina do espelho d’água e uma chata.

No entorno do Museu do Amanhã está sendo usado um catamarã de grande porte, equipado com sistema eletromecânico para elevação do cesto dianteiro.

Comlurb iniciou operação com novas pás mecânicas de pequeno, médio e grande portes

A Comlurb iniciou a operação com as novas pás e minipás mecânicas. Apesar de a Companhia contar com o serviço de remoção gratuita, que pode ser solicitado pela Central de Atendimento 1746 da Prefeitura, algumas áreas ainda têm muito lixo descartado irregularmente em via pública,  principalmente nas Zonas Norte e Oeste.

Com os novos equipamentos, haverá uma melhor distribuição das máquinas nos roteiros de coleta de lixo público (entulho, galhadas, troncos e bens inservíveis), tornando os serviços ainda mais ágeis e eficientes na retirada de resíduos nos pontos críticos de descarte irregular em toda a cidade. Vale ressaltar que cerca de 60% do lixo público removido na cidade referem-se a entulho, o que equivale a cerca de 1.800 toneladas/dia.

No novo contrato, são 23 minipás, com caçamba para capacidade de cerca de 400 quilos de resíduos; 19 pás articuladas que podem carregar de 900 a 1.000 quilos de resíduos; e 11 pás articuladas de grande porte que podem receber cerca de 1.500 quilos de resíduos e serão usadas prioritariamente nos atendimentos emergenciais em toda a cidade – sendo que uma delas ficará no Ecoparque do Caju para garantir a operação das unidades de trituração de poda e de biometanização.

Os novos equipamentos possuem ar condicionado na cabine, alarme de ré, grade de proteção reforçada no vidro dianteiro para garantir mais segurança ao operador e sinalizador rotativo para trabalho noturno. Toda a frota da Comlurb é monitorada por GPS para garantir que os veículos não saiam do roteiro programado.

Ampliação da frota de coleta seletiva e remoção gratuita

A Comlurb apresentou este ano a sua nova frota dedicada aos serviços de coleta seletiva e remoção gratuita. Essa renovação inclui um número maior de veículos, mais modernos e com foco na segurança dos garis. Na coleta seletiva, a Companhia vai dobrar sua capacidade, passando de duas mil toneladas/mês para quatro mil toneladas/mês. As aquisições estão alinhadas com as recentes exigências da Prefeitura, que visam aprimorar a eficiência e produtividade dos serviços.

A nova frota da coleta seletiva desempenhará um papel fundamental na implementação do Projeto Selo Azul, uma certificação oferecida pela companhia a condomínios que aderirem ao serviço da Comlurb. A colaboração da população na separação de materiais recicláveis em casa e na entrega à coleta seletiva é fundamental para impulsionar o processo de reciclagem.

Na coleta seletiva, foram incorporados 19 veículos, sendo 16 caminhões basculantes e três do tipo gaiola, todos equipados com alarmes de ré e faróis de serviço, que aumentam a segurança durante o trabalho, inclusive noturno. Já para a remoção gratuita de entulho, galhadas e bens inservíveis, serviço que conta com aceitação de 93% da população, são 20 novos veículos. Além disso, a Comlurb está investindo em três equipamentos do tipo lava-jato, que possuem jateadeira de pressão para uma limpeza hidráulica mais eficaz dos túneis da cidade e de retirada de pichações.

Os novos veículos da coleta seletiva, com capacidade de 8m³, apresentam um design inovador, com ênfase na sustentabilidade, e contam com diversos recursos de segurança, como o lifter, dispositivo que facilita o basculamento de contêineres plásticos. Além disso, possuem câmeras de ré para aprimorar a segurança dos trabalhadores.

Ainda na linha da coleta seletiva, os veículos do tipo gaiola, com capacidade total de 18m³, estão equipados com braços hidráulicos para facilitar o içamento de materiais mais pesados, como bens inservíveis e big bags.

Os caminhões basculantes, com capacidade de 7m³, serão exclusivos para o serviço de remoção gratuita e vão garantir mais ganhos em produtividade, com aumento diário da capacidade de atendimento das solicitações de remoção gratuita de entulho e bens inservíveis, feitas pelo whatsapp da Central de Atendimento 1746 da Prefeitura, no número 3460-1746.

Categoria:

  • 28 de novembro de 2023
  • Marcações: Comlurb investimento limpeza Novos equipamentos Prefeitura do Rio

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *