NOTICIAS

Escolas da rede municipal de Sorocaba realizam 2º Festival de Dança do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”

Evento contou com a participação de mais de 250 alunos e professores, de sete unidades escolares que oferecem as modalidades Dança, Ginástica e Circo.

O projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu o 2º Festival de Dança, no “Teatro Municipal Teotônio Vilela”, na última quarta-feira, dia 8 de novembro.

Participaram do evento 245 alunos e dos professores que integram o projeto na E.M. “Prof. Amin Cassar”, com a professora Viviane Martins; na E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, com a professora Flávia de Castro Camargo; na E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”, com a professora Maisa Cavalcante Pereira Rodrigues; na E.M. “José Mendes”, com a professora Francine Dell Aringa da Silva Tomasi; na E.M. “Prof.ª Julica Bierrenbach”, com a professora Ruth Maria de Carmargo Barros Moreira; na E.M. “Prof. Milton Santos”, com a professora Tamiris Oliveira do Amaral; e na E.M. “Prof. Walter Carretero”, com o professor Edson Francisco Lourenço.

O evento contou com a participação especial do prefeito Rodrigo Manga; da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirlange Frate Maganhato; do secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner; mais os professores e técnicos pedagógicos da Sedu, Luís Gustavo Maganhato, Paulo de Tarso César da Silva e Priscila Diogo, além do gestor de Desenvolvimento Educacional, Rafael Amadio. Estavam presentes, também, as coordenadoras administrativas da Sedu, Andrea Tichy e Izaura Mendes, bem como a equipe da Alimentação Escolar, que preparou um verdadeiro banquete de frutas frescas para os alunos participantes do evento.

“A Educação de Sorocaba continua investindo em grandes projetos que ampliam, ainda mais, a qualidade do ensino oferecido, como é o caso deste Festival de Dança, que abrange várias escolas que atendem os alunos com o projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Esportivo’, o qual já é um sucesso na nossa rede municipal de ensino”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

“É nosso 2º Festival e já vemos um crescimento importante. No ano passado, participaram três escolas, sendo que, agora, tivemos a participação de sete unidades. Além disso, o tema escolhido, “O Circo”, permitiu incluir também, não só as experiências de Dança, mas, também, de Ginástica e Atividades Circenses”, pontuou a integrante do projeto Priscila Diogo, que atua no apoio pedagógico.

“É com muita alegria que estamos apresentando este 2º Festival de Dança, dentro do projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’. Esta é, ainda, a 14ª modalidade (Circo) que estamos apresentando aos pais de alunos e à comunidade, um trabalho feito com muito carinho e dedicação a todos os participantes. O que estamos apresentando aqui, hoje, é um pouco do que foi feito ao longo desses meses todos de trabalho nas escolas que integram essa modalidade no projeto. Isso tudo com inclusão, demonstrando que todos podem usufruir dos muitos benefícios da Dança”, ressaltou a professora Priscila Diogo.

As performances dos alunos empolgaram e emocionaram o público presente no teatro, formado por pais, responsáveis, demais familiares e equipes das escolas. Além dos números apresentados com maestria pelas escolas, houve as apresentações da bailarina convidada, Elis Fogaça de Almeida, do Studio Corpo e Dança, e da professora convidada, Maria Laura, da escola de dança Dani Company, de Sarapuí (SP).

Fechando o festival, vários professores ligados ao projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” também se apresentaram, com números de Dança no palco do teatro, encantando toda a plateia. Participaram a professora Tamiris Oliveira do Amaral, da E.M. “Prof. Milton Santos”; a professora Maísa Cavalcante Pereira Rodrigues e o estagiário Leandro Fidêncio, ambos da E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”; além da professora e apoio técnico da Sedu, Priscila Diogo. Por fim, todos os alunos e educadores do projeto subiram ao palco para interpretar e dançar, juntos, a música “Depende de nós”. Foi um encerramento emocionante e digno de toda a alegria despertada por todas as apresentações.

“Vimos a evolução que o Festival de Dança teve neste segundo ano de sua realização, o que demonstra que estamos caminhando na direção certa com este projeto, que já tem plena aprovação tanto dos alunos, bem como de suas famílias, que vieram em peso prestigiar a apresentação”, conclui o gestor do projeto, Rafael Amadio.

 

Fotos: Carlos Sales e Rose Campos/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *