NOTICIAS

Rio de Janeiro sedia 22ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os participantes vão debater e trocar experiências sobre cidades mais transparentes, inclusivas e com maior diversidade – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da abertura da 22ª Conferência do Observatório Internacional Democracia Participativa (OIDP), nesta segunda-feira (06/11), na Cidade das Artes. A conferência reúne até quarta-feira (08/11) representantes e participantes de municípios de todos os continentes. Além do chefe do executivo municipal, que é presidente do OIDP em 2023, o evento contou com as presenças do prefeito de Grenoble e copresidente do OIDP, Éric Piolle, e do secretário geral do OIDP, Marc Serra.

– Essa é a quarta vez que a conferência é realizada no Brasil, a primeira no Rio de Janeiro. Essa conferência abre um importante espaço para discussões em torno da democracia participativa, com objetivo comum de construirmos cidades mais diversas, inclusivas e transparentes. Ela lança o desafio de estreitarmos ainda mais as relações entre governantes e governados, entre governos e a sociedade, entre política e cidadania. Nas cidades, nós governantes estamos mais próximos dos cidadãos. Como cidade global e no próximo ano capital do G20, o Rio vai trabalhar incansavelmente em defesa da ação local como solução para os principais desafios globais, da erradicação da pobreza ao enfrentamento das mudanças climáticas. Desejo a todos, ao longo desses próximos dias, excelentes discussões, e tenho a confiança e a certeza de que vamos conseguir avançar em soluções perenes que reflitam a nossa agenda comum para a construção de uma sociedade mais justa, livre, igualitária e sustentável – afirmou Eduardo Paes.

Gestores de cidades brasileiras e estrangeiras, políticos, acadêmicos, ativistas, funcionários de governo e de organizações internacionais, estarão no Rio para debater e trocar experiências sobre cidades mais transparentes, mais inclusivas e com mais diversidade.

Por meio do OIDP, municípios e governos locais e regionais, organizações da sociedade civil e centros de pesquisa associam-se para desenvolver, implementar e divulgar experiências sobre democracia participativa e deliberativa, com objetivo de cooperação e solidariedade internacional. A rede articula mais de mil cidades de todo o mundo.

Durante a conferência, será lançada a 2ª edição do Mapa da Mulher Carioca, que investiga áreas e atributos ligados à atuação da administração pública buscando auxiliar a formulação de políticas públicas. O trabalho mapeia as necessidades das mulheres da cidade do Rio, com o levantamento de uma série de indicadores que possibilitam comparar dados e verificar as diferenças e as desigualdades de gênero, raças, gerações e territórios no município.

Ao fim da conferência, os representantes elaboram uma declaração que estabelece compromissos de todas as cidades participantes. O manifesto é apresentado a órgãos federais e municipais, com o objetivo de compartilhar inovações sobre o estado da democracia participativa.

O OIDP é um espaço de diálogo e uma oportunidade de promover a cooperação entre cidades e organizações internacionais. O OIDP faz parte da organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e nasceu em 2001, formalizado na I Conferência anual do OIDP, em Barcelona, na Espanha.

 Os participantes são dos seguintes países:

Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bélgica, Benin, Brasil, Burkina Faso, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Espanha, França, Haiti, Índia, Irã, Itália, Madagascar, México, Moçambique, Nepal, Holanda, Nigéria, Paquistão, Peru, Filipinas, Portugal, Porto Rico, República Democrática do Congo, Romênia, Rússia, Senegal, Somália, África do Sul, Síria, Togo, Tunísia, Turquia, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

Categoria:

  • 6 de novembro de 2023
  • Marcações: Cidade das Artes conferência Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa OIDP Prefeitura do Rio

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *