NOTICIAS

Centro Lucy Montoro faz encontro regional sobre reabilitação

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

Mais de 100 profissionais de Saúde do Vale do Paraíba se reuniram nesta sexta-feira (27) no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos, na 5ª edição do Encontro Multidisciplinar Desafios e Possibilidades na Jornada da Reabilitação.   

O objetivo foi ampliar a interação entre os profissionais, incentivando a troca de experiências. Também participaram equipes de Unidades Básicas de Saúde de São José e da região, do Hospital Municipal, da Santa Casa e Hospital Regional.

“Esse tipo de encontro é fundamental para ampliar o acesso às pessoas com deficiência ao Centro Lucy Montoro. Vamos esclarecer os critérios de elegibilidade, fluxos de acesso, discutir dúvidas e casos clínicos”, disse a médica Maria Angélica Nogueira, diretora técnica do Lucy.

As equipes participaram de palestras com médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico, assistente social, nutricionista e enfermeira.

O enfermeiro Luiz Gustavo da Silva de Paula, gerente da UBS de Eugênio de Melo, destacou a importância da participação da Rede de Atenção Básica, porta de entrada dos pacientes aos serviços da Saúde.

“Tivemos o diálogo interdisciplinar da Atenção Básica com os serviços de reabilitação e foram discussões muito ricas, como a identificação de critérios de elegibilidade para pessoas que podem se beneficiar dos serviços e assertividade nos encaminhamentos gerados na rede.

Jaqueline Domiciano Macedo, chefe da Atenção Básica de Saúde em Caçapava, disse que o encontro agregou valores que irão contribuir para o desenvolvimento do atendimento e capacitação dos profissionais.

Para Manuela Lazarini Muriano, representante da Secretaria de Saúde do Estado, o encontro aparou arestas para a otimização dos encaminhamentos e dos recursos públicos. “Temos em São José um centro de reabilitação altamente qualificado para oferecer aos pacientes SUS”, afirmou.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro atua na atenção à saúde das pessoas com deficiência física transitória ou definitiva que precisam de reabilitação. O paciente também recebe atendimento psicológico e social e o Lucy fornece cadeira de rodas, talas e próteses para os pacientes em tratamento na unidade.

De janeiro a setembro deste ano, foram feitas mais de 30,8 mil consultas médicas e multiprofissionais e sessões de reabilitação no Lucy Montoro. No mesmo período foram entregues 845 órteses, próteses e equipamentos auxiliares de locomoção.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro é uma unidade do governo do Estado, gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *