A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza, nesta sexta-feira (29), às 9h, um evento em alusão à campanha Agosto Lilás, pela conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A programação conta com palestras, dinâmicas em grupo e apresentações do grupo de teatro da Emlur, Arte do Riso, e do grupo musical da Emlur, Baticumlata.
Conforme a coordenadora da Divisão de Bem-Estar Social da Emlur (Dibes), Lúcia Monteiro, a realização do evento é uma oportunidade para abordar a temática da violência doméstica, uma realidade que ainda faz parte do cotidiano de muitas mulheres. “Nosso objetivo é prevenir e combater a violência contra a mulher que, muitas vezes, acontece em casa. Os agentes e as agentes de limpeza serão liberados do trabalho para participar desta programação e ter acesso às palestras e apresentações culturais”, comenta.
O evento conta com a participação da chefe de Ações da Ronda Maria da Penha, inspetora Erica Ramalho, e da delegada da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de João Pessoa, Paula Monalisa.
Segundo a coordenadora da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, Risonete Guedes, o grupo Arte do Riso vai apresentar a peça “As Rosas”, escrita pelo diretor do grupo, Erivan Lima. “O roteiro é sobre uma funcionária da Emlur que vende cosméticos para ter uma renda extra e é agredida verbalmente pelo marido, que também se apodera de seu dinheiro”, explica Jane Rodrigues, uma das atrizes do grupo.
A programação também conta com apresentação do grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, que vai apresentar canções que exaltam a força e a importância da mulher.
Proteção – Entre as políticas de combate à violência contra a mulher executadas pela Prefeitura de João Pessoa, está a Ronda Maria da Penha, que funciona de forma integrada entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) – por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A Ronda Maria da Penha atende mulheres com medidas protetivas de urgência vigentes, residentes em João Pessoa. O programa previne novas agressões e possíveis feminicídios, com atuação multidisciplinar, que envolve o monitoramento presencial feito por agentes da CGM, além de apoio jurídico, psicológico e social.
Serviços e canais de denúncia – Mulheres que estejam em situação de violência podem procurar atendimento gratuito e sigiloso na rede de proteção do Município. Abaixo, estão os principais serviços e formas de contato:
Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – Rua Afonso Campos, 111 – Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Contato: (83) 98695-3549 (WhatsApp) | 0800 283 3883
Ronda Maria da Penha – Atendimento na sede provisória do Centro de Referência. Contato: (83) 3213-7355
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar
197 – Polícia Civil
153 – Ronda Maria da Penha