NOTICIAS

Equilíbrio fiscal, gestão e governança voltam à discussão no Gabinete de Transição – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Equilíbrio fiscal, boa gestão e governança voltaram a ser temas de oficinas do Gabinete de Transição, nesta sexta-feira (6/12) – Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

O Gabinete de Transição da Prefeitura do Rio promoveu na tarde desta sexta-feira (6/12) a segunda sessão da oficina sobre o eixo temático Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança. Participaram da apresentação do balanço da atual administração e do debate de ideias para o Plano Estratégico 2025/2028, a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, a presidente da Previ-Rio, Melissa Cabral, além de representantes da Secretaria de Fazenda e Planejamento, Previ-Rio, Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada e da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (SubPar).

O encontro foi realizado na Faculdade de Matemática (IMPA Tech), localizada no Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha, onde está instalado o Gabinete de Transição. No início da sessão, os gestores apresentaram resultados e avanços de suas áreas, alcançados entre 2021 e 2024. A reforma da previdência do servidor municipal, a ampliação das formas de pagamento do IPTU, as melhorias na transparência pública e na transformação digital foram alguns dos exemplos citados como conquistas do município na área de gestão e planejamento.

Soluções transversais para melhorar a qualidade de vida da população e ideias inovadoras na área de finanças, equilíbrio fiscal, gestão de projetos e metas e boas práticas de governança fizeram parte das discussões. Como nas outras oficinas realizadas durante este período de transição, os mediadores utilizaram a lógica do “design thinking” para chegar às novas ideias para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico de 2025-2028.

Os facilitadores da oficina provocaram os participantes, solicitando ao grupo que elaborasse ideias que possam impactar positivamente a vida dos cariocas. Para estimular a criatividade, uma frase era comum a todo o encontro: “todas as ideias são bem-vindas!”

 

O Gabinete de Transição

O trabalho do Gabinete de Transição do novo governo municipal começou na segunda-feira (2/12) e irá até o fim de dezembro. Ele tem como um dos objetivos principais iniciar o debate de ideias e metas que poderão fazer parte do Planejamento Estratégico 2025-2028.

O Planejamento Estratégico do novo governo terá como um de seus pilares a eficiência da gestão do município e é composto por cinco eixos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.

A coordenação do Gabinete de Transição é feita pelo vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere e tem por função elaborar as bases e ideias que poderão integrar o Planejamento Estratégico 2025-2028. Para estimular o debate de iniciativas, oficinas sobre os eixos temáticos do novo governo têm sido realizadas sob coordenação da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e da subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, Fernanda Mofati.

Marcações: Cidade Planejamento Estratégico Previ-Rio Secretaria de Fazenda e Planejamento