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Último módulo do programa Criança Alfabetizada reúne 540 professores da Reme – CGNotícias

O último módulo do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e MS Alfabetiza acontece durante esta segunda-feira (2), na Escola Municipal Coronel Antonino e reúne 570 professores de 32 escolas da REME (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande).

Foram quatro módulos ao longo deste ano letivo e ao total, participaram 1.902 professores do 1º ao 5º ano, das 99 escolas de Ensino Fundamental da Rede.

Conforme a chefe do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação, Ana Ribas, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é composto por quatro módulos, 32 horas presenciais e 64 horas à distância. “Hoje nós temos formação em duas escolas, no Coronel Antonino e no Carlos Vilhalva. Ao longo do ano nós debatemos as práticas relacionadas à consolidação da alfabetização e letramento para alunos do 1º e 2º ano, bem como da recomposição da aprendizagem focada do 3º ao 5º ano”.

De acordo com a coordenadora do programa, Luciana Bandeira da Costa, é nítido que os professores participantes estão satisfeitos com o programa. “Eles perceberam que de fato está valendo a pena, pois estão conseguindo usar em sala de aula o que eles aprendem aqui na teoria. A gente trabalha a teoria alinhada com a prática já, para que eles possam desenvolver situações semelhantes em sala de aula com os alunos”.

O programa é oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e é desenvolvido a nível municipal. Em Campo Grande, nas escolas municipais, o programa tem a articulação da REME, conforme Luciana. “A gente mostra a referência curricular do programa, com os planos de ensino que nós desenvolvemos na REME, com outros materiais também pedagógicos que foram criados por nós, para ter uma identidade própria. Porque senão seria uma reprodução apenas e não é isso que a gente quer”.

Teoria e prática

A professora do 1º ano da Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, Juliana Flois, faz parte do MS Alfabetiza desde o início. “O programa traz muitos benefícios para nós enquanto professores em salas de aula. Ajuda a gente com atividades diferenciadas como a própria leitura, a parte teórica. E na própria prática da sala de aula mesmo, nos ajuda nesse sentido. O material fornecido trabalha muito a nossa região, porque alguns alunos conhecem alguma particularidade do Estado, mas muitos não conhecem e começam a saber a partir dos conteúdos ofertados pelo programa”.

Julia Pavão leciona para os alunos do 3º ano da Escola Municipal Virgílio Alves de Campos. “Os temas trabalhados no programa superaram a expectativa. A formação é o momento de parar, refletir, ouvir os colegas comentarem sobre as experiências deles. Eu venho com uma ideia e vou embora com outra. A formação contribuiu para relembrar a importância de incentivar a leitura, ver que meus alunos têm a capacidade de fazer uma produção de texto”.

Elaine Viana assumiu a vaga do concurso público em agosto deste ano, na Escola Municipal João de Paula Ribeiro. Ela leciona para os alunos do 5º ano e ingressou no programa no mesmo mês que entrou na REME. “Com as práticas que a gente vem trocando e aprendendo dentro do MS Alfabetiza, eu acho que só acrescentou na nossa formação como quantos professores e nossas práticas do dia a dia”.

Programa

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem a finalidade de garantir o direito à alfabetização dos alunos até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

Assim, o Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.

#ParaTodosVerem : Foto Capa: Professores em curso durante o último módulo do programa; Foto1: Coordenadora do programa, Luciana Bandeira da Costa; Foto2: Professora Juliana Flois.