Notícias LOCAIS

Prefeitura de Campo Grande entrega mais três revitalizações de EMEIs – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande iniciou a semana com entrega de revitalizações de três EMEIs (Escolas de Educação Infantil), através do programa Juntos Pela Escola, nesta segunda-feira (17).
As unidades com as revitalizações concluídas e entregues à comunidade hoje, foram: EMEI Paulo Siufi, Elza Francisca de Souza Maciel e Professora Emy Ishida Nascimento Nogueira.

Na Vila Margarida, a EMEI Paulo Siufi tem 240 alunos dos grupos 1 ao 5. Foram três etapas do programa Juntos pela Escola na unidade, sendo: manutenção da cobertura (telhado); adaptações: banheiro adaptado, calçada adaptada e passarela na entrada da escola, além de pintura interna e externa, muros e cercas.

A prefeita Adriane afirmou que o programa é transparente e feito com recurso público e destacou a qualidade do atendimento dispensado às crianças campo-grandenses. “Cada criança matriculada na REME, tem um espaço adequado para crescer, cada cidadão que passa pela Rede Municipal de Ensino, está sendo preparado para o futuro de Campo Grande. Os futuros cidadãos da Capital estarão preparados para todos os desafios, com alimentação de qualidade, com espaço físico adequado e o acompanhamento de profissionais capacitados, preparados e dedicados em oferecer o melhor atendimento às crianças”.

Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, ver o antes e depois da EMEI revitalizada é motivo de alegria. “Todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino estão sendo revitalizadas e isso é motivo de orgulho porque algumas, há anos não via uma mão de pintura. É fornecer um ambiente adequado tanto para os alunos quanto para os servidores”.

De acordo com a diretora da unidade, Edilene Severo, o programa Juntos pela Escola veio suprir uma necessidade da EMEI, que foi a revitalização. “Para colocar em dia toda a parte estrutural da escola, que faz toda a diferença no nosso trabalho do dia a dia. E o parquinho, com certeza, foi algo assim, que para as crianças é de fundamental importância, porque para a educação infantil, o brincar é essencial”.

Já na Emy Ishida, na região central da Capital, 200 alunos do grupo 1 ao 5 estão matriculados. Através do programa Juntos pela Escola, as intervenções feitas foram: troca de telhado, parte de acessibilidade de rampa de acesso em algumas salas, revitalização dos banheiros, divisória de uma sala de aula, abertura de porta, foi feito o muro da lateral da escola que estava caindo e pintura de toda a unidade.
Conforme o diretor da Emy Ishida, José Carlos Monteiro, a revitalização foi de total importância para a EMEI. “O telhado estava com muita infiltração, o muro na lateral da escola estava caindo. A parte da acessibilidade foi feita, a divisória de sala de aula que precisou fazer e a pintura. O programa foi tudo de bom porque ter uma escola bonita, bem arejada, onde os funcionários trabalham melhor e a gente pode atender as crianças melhor também”.

A EMEI Elza Francisca, no Jardim Noroeste, atende 272 do grupo 1 ao 5 e inaugurada em 2018, a EMEI até então não tinha passado por nenhuma revitalização.
Na unidade foram feitas quatro etapas do Programa Juntos Pela Escola: revisão e manutenção o sistema de cobertura, reparos em forros e calhas. A pintura da unidade contempla a segunda etapa, seguido da acessibilidade, com instalação de piso tátil, barra de apoio, pintura de símbolos. A quarta etapa foi a manutenção do reservatório.
De acordo com a diretora da unidade, no Noroeste, Sileide Galindo Picinin, o Juntos Pela Escola foi excelente para a unidade. “As crianças gostaram bastante do programa e o que mais me chamou a atenção, que a gente estava de emergencial, era a caixa d’água que agora está funcionando direitinho. Em 14 anos de Rede que tenho, nunca vi algo assim, até agora”.

Comunidade Escolar
A vendedora Janaína de Souza Silva é mãe da Ana Vitória, aluna do grupo 2 da EMEI Emy Ishida. “A revitalização foi muito bacana, super importante para receber as crianças e a escola já era bonita ficou bem melhor depois do programa”.

Taynara Pereira é presidente da APM da unidade e tem uma filha matriculada também no grupo 2, mas o outro filho dela já foi aluno da EMEI. “Eu acho tudo maravilhoso. A escola é parceria. Eu estou em todas as reuniões, a gente viu a coisa acontecer, participamos de todo processo de contratação da empresa junto com a direção, vimos o que de emergente precisava ser feito e tudo fluiu muito bem”.
Fabiane Santos Souza é técnica de enfermagem e mãe da Nicole que estuda no grupo 4 da EMEI Paulo Siufi. “Tudo que foi feito é pelo bem-estar dos alunos, tudo novo e revitalizado é maravilhoso”.
Daniela Vera de Souza é membro da APM da EMEI Paulo Siufi. “Nós da APM somos mães de alunos e o programa nos aproximou da direção, a gente pode esclarecer para as outras mães que não fazem parte porque a nossa votação foi muito importante para decidir o que deveria ser feito na revitalização”.

Taiza Carvalho é tesoureira da APM da Emei Elza Francisca. “O programa foi muito bom, serviu para ajudar a revitalizar e deixar a escola mais bonita, um olhar mais vivo”.

Programa
O Juntos Pela Escola está revitalizando as 205 unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino), sendo que 25 já foram finalizadas: E.M. Prof.ª Ione Catarina Gianotti Igydio (Prosa); E.M. Professor Arassuay Gomes de Castro (Prosa); E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi (Prosa); EMEI Carlos Nei da Silva (Prosa); EMEI Elza Francisca de Souza Maciel (Prosa); EMEI José Ramão Cantero (Prosa); EMEI Maria Dulce Prata Cançado (Prosa); EMEI Mary Sadalla Saad (Prosa); EMEI Novos Estados (Prosa); EMEI Paulo Siufi (Prosa); EMEI Prof.ª Emy Ishida Nascimento Nogueira (Prosa); EMEI Michele Regina Locatelli (Prosa/Anhanduizinho); E.M. Des. Carlos Garcia de Queiroz (Imbirussu); E.M. Prof.ª Eulália Neto Lessa (Imbirussu); EMEI Clotilde Chaia (Imbirussu); EMEI Indubrasil (Imbirussu); EMEI Lar de Sheila (Imbirussu); EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi (Imbirussu); EMEI Serradinho (Imbirussu); EMEI Prof.ª Maria Josefina B. Xavier – Base Aérea (Imbirussu/Lagoa); EMEI Floria Britez de Eugênio (Bandeira); E.M. Prof. Nagib Raslan (Imbirussu); E.M. José Mauro Messias da Silva (Bandeira); E.M. José Do Patrocínio (Imbirussu).