Notícias LOCAIS

Mutirão Todos em Ação chega neste sábado ao Jardim Canguru com oferta de mais de 300 serviços à população – CGNotícias

O Bairro Jardim Canguru receberá neste sábado (23), o programa itinerante “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você” em parceria com o Mutirão. O evento será realizado das 8h às 13h, na Escola Municipal Arlene Marques Almeida. Serão mais de 300 serviços ofertados gratuitamente para a população.
A iniciativa em cooperação com o Mutirão, que nos próximos meses, completa 15 anos de ações voltadas aos cidadãos, terá a participação das secretarias com mais de 70 serviços no local em diversos segmentos.
A prefeita Adriane Lopes destacou a importância de se levar esses serviços para os bairros da Capital. “A Prefeitura participa do Mutirão por meio da disponibilização dos serviços das secretarias e órgãos municipais. Além de atender a população, também é feito uma coleta de sugestões, para que as demandas dos moradores cheguem diretamente nas secretarias. Dessa forma, a administração consegue entender melhor as necessidades e atender aos campo-grandenses”, afirmou a chefe do Executivo campo-grandense.
Conforme Thiago Cânepa Amorim, parceiro desta edição, a união dos setores públicos e privados em prol das comunidades, deve beneficiar neste ano, moradores de todas as sete regiões de Campo Grande. “Desde o ano passado, com a parceria do Mutirão com a Prefeitura de Campo Grande, tornamos o movimento mais forte, e quem ganha é a população que pode em um único dia resolver problemas burocráticos, fazer exames, inclusive para animais de estimação ou ter uma manhã de diversão e entretenimento”, reiterou Amorim.

Os serviços oferecidos pelas secretarias seguem normalmente como nas edições passadas. O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), estará no evento com triagem para consulta médica com clínico-geral. Com 35 vagas, a Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (SUASC) oferecerá curso de ovos de páscoa gourmet.
Dentre os serviços oferecidos pela Coordenadoria de Controle de Zoonose (CCZ), haverá vacina antirrábica para cães e gatos, coleta de sangue e teste rápido para diagnóstico de Leishmaniose visceral, orientações veterinárias e cadastro para castração de cães e gatos.
A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) estará com sala de vacina na Escola Municipal Arlene Marques Almeida. Haverá ainda, coleta de exame citopatológico do colo uterino (Preventivo), avaliação nutricional, inserção de DIU, escuta qualificada e atendimento em saúde mental, ultrassonografia de vias urinárias, consulta com clínico geral, atendimento psiquiátrico, dentre outros.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) estarão à disposição da população para orientações de isenção de IPTU para aposentados e pensionistas, revisão de dados cadastrais, além de instruções quanto aos procedimentos de podas ou remoção de árvores. A pasta vai distribuir, ainda, mudas frutíferas aos moradores da região.
A programação inclui apresentações culturais e musicais, gincanas, pintura facial, oficina de balão, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca, algodão-doce, e sorteio de brindes.

Quem passar pelo evento vai poder levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). Serão feitos ainda, cadastro e orientações para os cursos de geração de renda.

Em 2024, o bairro Portal Caiobá foi o primeiro a receber o Todos em Ação no dia 2 de março. Em 2023, a primeira edição aconteceu no dia 25 de março, na região do Anhanduizinho, e contou com a participação de cerca de 3,5 mil pessoas. No dia 13 de maio, o programa passou pelo Distrito de Anhanduí e atendeu quase 5 mil pessoas. No mês de novembro, 10 mil pessoas participaram do Todos em Ação no bairro Jardim Santa Emília, com mais de 30 mil atendimentos realizados. Na última edição de 2023, em 9 de dezembro, 15 mil pessoas compareceram ao evento na região do bairro Vida Nova, totalizando 35 mil atendimentos.
Serviço – Mutirão – Todos em Ação no bairro Jardim CanguruData: 23 de março (sábado)Horário: das 8h às 13hLocal: Escola Municipal Arlene Marques AlmeidaEndereço: Rua Catiguá, 694 – Jardim Canguru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *