Notícias LOCAIS

Troca de experiências marca início de mais uma temporada de estágio no Governo de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Os órgãos públicos estaduais estão movimentados esta semana com a chegada da nova turma do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo de Mato Grosso do Sul.
Na última sexta-feira (1º), 67 estagiários iniciaram as atividades na administração pública em 45 unidades gestoras do Estado. Estagiários e seus supervisores participaram juntos da oficina de ingresso ao programa, um dos requisitos para iniciar o processo de cumprimento do estágio.
A Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) recebeu três estagiários, acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para atuar nas áreas de gestão de projetos e inteligência de dados.
Eles chegaram com a expectativa de trocar experiências entre o aprendizado nas aulas e a prática no ambiente profissional.
Estagiário Dener Rodrigues Araújo e sua supervisora Ana Claudia Paiva, gestora de projetos na Segem
Estudante do curso de Ciência da Computação, Dener Rodrigues Araújo, 26 anos, está no 8º semestre e disse que a expectativa é acrescentar conhecimento pessoal e profissional, convivendo com pessoas qualificadas e experientes.
“Acho que trabalhar com pessoas de diferentes áreas e qualificações vai complementar com o que eu venho aprendendo na faculdade. E dá um estímulo a mais também, porque vou entender melhor como posso pôr em prática o que aprendo na sala de aula”, argumentou.
Dener vai trabalhar com Ana Claudia Paiva, que atua na área de gestão de projetos e melhorias de processos alinhados à tecnologia, na Segem.
“Na área da tecnologia, todos os dias surge uma coisa nova e o estagiário entendendo como funcionam os processos na gestão pública, pode nos atualizar com o seu conhecimento e contribuir para a otimização dos sistemas de trabalho”, explicou.  
Supervisor Claudio Ramos da Coordenação de Dados e Informação da Segem e sua estagiária Helen Yukar Ohara
Na Superintendência de Inteligência de Dados foram incorporados dois estagiários para colaborar na Coordenação de Dados e Informações.
Helen Yukar Ohara, 20 anos, está no 3º semestre do curso de Engenharia da Computação e acredita que a experiência de estágio vai contribuir para que possa entender melhor o que aprende nas aulas.
“A prática nos dá uma visão mais clara do que é a profissão, a gente descobre o que pode ser feito e como podemos aplicar o que estudamos no ambiente profissional. Além disso, facilita o entendimento do que é ensinado nas aulas”, reforçou.
Estagiário da Coordenação de Dados e Informação da Segem, Gabriel Gordo Machado
Gabriel Gordo Machado, 19 anos, acadêmico do curso de Engenharia de Software, está no 5º semestre. Contou que espera poder desenvolver as suas habilidades e adquirir experiência para se validar como profissional.
“Quero aproveitar as oportunidades que o setor público oferece para poder ao mesmo tempo aprender e praticar o conhecimento na área. Isso nos ajuda no desenvolvimento como profissional e temos mais chances de sermos contratados quando terminar a faculdade”, destacou.
Para o Coordenador de Dados e Informação, Cláudio Ramos, a Helen e o Gabriel vão contribuir muito com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo setor.
“Quando a gente traz pessoas de fora, que estão no ambiente acadêmico, eles conseguem nos ajudar a enxergar de maneira diferente os nossos problemas, o que nos leva a tomar decisões mais assertivas. Por outro lado, acho legal poder contribuir na formação deles com a nossa experiência”, pontuou.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. Os estagiários recebem pelo programa uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
Sobre o Programa
O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicada às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
Renata Brum, Comunicação da SegemFoto de capa: Bruno Rezende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *