NOTICIAS

Agência Minas Gerais | Jovens Mineiros Sustentáveis forma mais 200 alunos no município de Cláudio

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) se consolida cada vez mais na sensibilização, instrução e formação de cidadãos mais conscientes da causa ambiental. Nesta semana, o Programa deu um importante passo na consolidação de seus objetivos com a formatura de 200 alunos de duas escolas do município de Cláudio, Oeste de Minas. Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanhou a formatura dos alunos das Escolas Municipais Coronel Joaquim da Silva Guimarães e Dr. Mateus Salomé de Oliveira. Cerca de 500 pessoas, entre familiares, professores, alunos e representantes da prefeitura, participaram do evento.  

Os alunos formados no JMS são do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 12 anos. “Todos os anos os municípios que participam do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis promovem a formatura dos alunos participantes. Este ano acompanhamos a formatura dos alunos em Cláudio”, explica Ricardo Cottini, especialista em Educação Ambiental e gestor do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis pela Semad.  

Em Cláudio, o programa focou os atributos para os quais o município se destaca, como o polo de indústrias de fundição, levando os alunos a conhecerem vários processos de transformação, incluindo visitas a indústrias de reciclagem de metais. O tema “Resíduos Sólidos”, com a questão do lixo produzido todos os dias, juntamente com a necessidade de um consumo consciente, reaproveitamento e reciclagem de materiais, também mobilizou os alunos. 

Paralelamente às atividades no campo industrial, o tema “Desenvolvimento Rural e Conservação da Água” também foi destaque, com a realização de diversas visitas e experiências práticas no campo. Os alunos visitaram nascentes importantes que contribuem para a produção de água que abastece os cursos d’água da região, e que formam o Rio Pará e deságuam no Rio São Francisco. 

JMS 

O Programa Jovens Mineiros busca capacitar os alunos para ações práticas do cotidiano, conforme a realidade local onde vivem. Por meio do conhecimento, vivências e ações locais, o aluno poderá ter um entendimento global do lugar que se tem hoje para viver, com o local que seria o ideal no aspecto de sustentabilidade ambiental. 

Como estratégias para o sucesso do Programa, as escolas de Cláudio apostaram na inserção das famílias no processo, de modo que muitas informações chegaram aos pais pelos filhos, como, por exemplo, ter comportamento e hábitos mais sustentáveis começando na casa onde moram. Os alunos passaram a ser agentes de transformação, atingindo cada vez mais pessoas e multiplicando os ensinamentos e conhecimentos para seu ciclo de convivência.  

De acordo com Ricardo Cottini, a presença dos pais durante o processo de formação dos alunos foi fundamental, uma vez que a família tem um papel de validar o que a escola ensinou para formação humana e científica dos seus filhos.

“Famílias que são mais participativas no processo educativo, levam seus filhos a um maior crescimento intelectual, aliado a valores, formação de caráter para a cidadania, incentivando o progresso das habilidades sociais e responsabilidades com o planeta. Dessa forma, a estratégia em trazer a família para o Programa, foi um motivador para as crianças e serve de exemplo para todos os municípios”, afirma. 

Para o prefeito de Cláudio, Reginaldo de Freitas Santos, “a iniciativa do Governo do Estado junto aos municípios é brilhante porque leva as crianças a se tornarem jovens e futuros adultos conscientes, para atuarem como cidadãos locais, contribuindo para uma cidade mais organizada, limpa, verde e com sabedoria na gestão do meio ambiente”, disse.  

As secretárias municipais de Meio Ambiente, Anna Caroline Marcelos, e de Educação, Geny Gonçalves de Melo, destacaram a importância do Programa para formação integral dos alunos como futuros cidadãos e também a metodologia pedagógica utilizada. O Programa mescla atividades práticas e teóricas, com base no Currículo Referência de Minas Gerais, documento estadual que institui as diretrizes da base curricular educacional do estado.  

O município de Cláudio participa também, além do Jovens Mineiros Sustentáveis, de outro programa desenvolvido pela Semad, o Programa Conheça seu Amigo, voltado para a fauna doméstica. A intenção da prefeitura para o próximo ano é criar estratégias para trabalhar o tema dos animais domésticos em todas as escolas, seguindo as metodologias que foram assimiladas pelo município no Programa Jovens Mineiros, principalmente na pedagogia e técnicas para aprendizagem dos alunos. 

“O Programa Jovens Mineiros se consolida como uma ação para impulsionar, inspirar e motivar os municípios a criarem suas próprias ações. Minas fornece os subsídios para que, cada um dentro da sua vocação e perfil, possa desenvolver ações e práticas ambientalmente corretas, construindo um estado mais verde e sustentável”, declarou o gestor ambiental.  

O Programa Jovens Mineiros atualmente está em 104 municípios mineiros, somando 180 escolas municipais e 6.519 alunos participantes.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *