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Programa “HumanizAção” conta com Manual de Boas Práticas de atendimento às pessoas em situação de rua – Agência de Notícias

 

O programa “HumanizAção”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, passa a contar com um Manual de Boas Práticas, para a abordagem social especializada e atendimento às pessoas em situação de rua (PSR) em Sorocaba. Na segunda-feira (23), todas as equipes que atuam na ação participaram de nova capacitação segundo o modelo, no auditório da Biblioteca Municipal, a fim de aprimorar, cada vez mais, os atendimentos e agilizar encaminhamentos. A criação desse manual atende a uma recomendação do Supremo Tribunal Federal (STJ), para definir os critérios de ação dos municípios nessa importante área social.

“O principal objetivo do programa ‘HumanizAção’ é levar conhecimento às pessoas em situação de rua quanto aos seus direitos e proporcionar um canal de ajuda multidisciplinar e global, pelas diversas características existentes entre as pessoas que precisam de encaminhamentos específicos. Esse foi o enfoque principal do treinamento”, resumiu o secretário de Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, João Alberto Corrêa Maia, durante o capacitação. “A abordagem social deve ser realizada, sempre, de forma técnica, cuidadosa, empática e acolhedora, sem julgar ou estereotipar o abordado”, complementou.

O Manual de Boas Práticas do “HumanizAção” define o perfil das pessoas que necessitam da oferta dos serviços existentes no município; traça, também, um perfil das pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba; define procedimentos de abordagem, incluindo as situações de recusa; como deve ser providenciada a limpeza dos locais; o adequado encaminhamento às instituições de apoio; especifica como deve ser o atendimento no Centro de Triagem, além da acolhida e o acompanhamento especializado, assim como os serviços de retorno ao lar.

 

Atendimentos

O Programa Humanização foi criado em 2021, em consonância com Decreto Federal nº 7.053/09 (Plano Nacional para a População em Situação de Rua) que, em seu Artigo 7, especifica o acesso amplo, simplificado e seguro desse público aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda.

Somente em 2023, de janeiro a setembro, já foram realizadas 7.444 abordagens sociais a pessoas em situação de rua no município, que resultaram em 6.405 encaminhamentos aos serviços de assistência social e saúde proporcionados pelo programa, sendo que 1.885 retornaram para as suas respectivas famílias.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes do Gabinete Central, Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

 

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

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