NOTICIAS

Agência Minas Gerais | Multivacinação no Triângulo Mineiro e Noroeste foca no aumento de coberturas e proteção

Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas organizam o início da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente, buscando aumentar as coberturas. Em Minas Gerais, a campanha vai de 21/10 a 4/11, e conta com diferentes estratégias de mobilização da população, especialmente parcerias com escolas e instituições de ensino, para alcançar o público alvo de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. 

Vacinação em Uberaba / Crédito: André Santos

De acordo com o sistema oficial de informações sobre vacinação do Ministério da Saúde, há cinco anos ainda existiam metas de coberturas vacinais positivas no Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, mas gradativamente e, especialmente durante a pandemia, a procura por vacinas caiu, abrindo vulnerabilidades para diversas doenças, inclusive aquelas que já haviam sido erradicadas ou controladas no Brasil, como o sarampo e a poliomielite.

 

*Veja aqui a cobertura vacinal geral, dos 87 municípios das regiões de saúde, de 2018 a 2022.

 

A referência técnica em Imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Thaís Barbosa, explica que os profissionais de saúde municipais foram treinados para utilizar a nova estratégia de microplanejamento, que viabiliza maior conhecimento do público de interesse para a vacinação.

Segundo ela, “primeiramente, eles analisam a situação de saúde, identificando vulnerabilidades, população alvo e quem são os não vacinados, para então desenvolver estratégias e planejar ações direcionadas para este público, a fim de alcançar um resultado mais eficaz nessa campanha”. 

Cartão de vacina em dia

Residente em Presidente Olegário, Luciana Cesária da Silva Souza, mãe da Ana Luísa Silva Conrado, de 5 anos, acredita que é muito importante manter o cartão de vacinas da filha atualizado.

“Tenho certeza de que, assim, estarei protegendo-a de várias doenças e evitando consequências futuras. Incentivo todos os pais a vacinarem seus filhos, pois é muito simples e, com isso, protegemos não somente as crianças, mas também a nós mesmos e todos que nos rodeiam”. 

Salas preparadas e ações nas escolas

Tudo pronto em Araguari, no Triângulo Mineiro. A principal estratégia para o sucesso da campanha é a parceria com a educação. Para realização da matrícula na rede municipal de ensino em 2024, há uma lei vigente que exige o certificado vacinal. As equipes de saúde e educação estão trabalhando de forma integrada na mobilização da comunidade, tanto na zona urbana quanto na rural.

“Estamos fazendo palestras nas escolas para os responsáveis, os professores estão desenvolvendo atividades lúdicas sobre a vacinação com alunos, e as equipes das salas de vacina estão indo nas escolas vacinar crianças e adolescentes. Para os próximos dias, temos vacinação extramuro programada em quatro escolas entre 24 e 31/10”, relatou Adriana Aparecida Rossini Queiroz, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização.

No próximo sábado (28/10), que é o Dia “D” da vacinação na cidade, além das 21 salas de vacina, a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari montará uma sala de vacinas volante na região central, que é a principal praça da cidade.

“Estamos divulgando amplamente as ações e seguindo o microplanejamento da campanha. A equipe de saúde está ampliando as estratégias e aguardamos a adesão da população para atualizar o cartão de vacina”, finalizou a coordenadora municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *